32 C°

quarta-feira, 3 de junho de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario

Geral

Camilo Santana inaugura estrada que liga distrito de Santarém a Orós

quinta-feira, 02 de janeiro 2020

A pavimentação asfáltica dos 11,5 quilômetros que ligam o distrito de Santarém à sede do município de Orós será inaugurada nessa sexta-feira (3), em evento com a presença do governador Camilo Santana. O trecho, denominado Rodovia Francisca Cândido Lopes, integra a CE-593 e contou com investimento de R$ 7,67 milhões, com verba do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A estrada passou por serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalização e proteção ambiental. A obra visa facilitar o deslocamento da população e ajudar a promover o desenvolvimento das comunidades da região Centro-Sul do Ceará.

Dados
Orós é uma cidade e um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Iguatu, mesorregião do Centro-Sul Cearense. O município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2018 tem cerca de 21.471 mil habitantes e 599 km². Foi criado em 1957. É a cidade do famoso cantor brasileiro Raimundo Fagner, também do Açude Orós, segundo maior do Ceará, atrás apenas do Castanhão.
O Açude de Orós ou Açude Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira está localizado no leito do rio Jaguaribe, na região centro-sul do Ceará. Sua história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam dizimando um número grande de pessoas e animais. Represar o rio Jaguaribe e fazê-lo perene surgiu como a alternativa mais viável para o solucionar o problema da escassez de água no sertão cearense. No entanto, esta ideia só foi colocada em prática no século XX. Ao ser construído, esse reservatório chegou a inundar vilarejos próximos ao leito do rio, dentre eles o mais famoso: Conceição do Buraco, hoje Guassussê. Foi construído pelo Dnocs, tendo suas obras concluídas em 1961.Sua capacidade é de 2.100.000.000 m³, o que o coloca como o segundo maior reservatório do estado. Foi o maior até a construção do Açude Castanhão em 2003.
Em 2017, o salário médio mensal era de 2.2 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 5.5%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 5 de 184 e 171 de 184, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 1139 de 5570 e 5048 de 5570, respectivamente.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com