32 C°

sexta-feira, 23 de abril de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Projeto busca garantir segurança alimentar

terça-feira, 06 de abril 2021

Em um tempo de dificuldade coletiva, a solidariedade tem um papel fundamental para os menos favorecidos, como a campanha “Um de Muitos Salva Vidas” que busca atender neste mês de abril cerca de 6.000 famílias que passam por insegurança alimentar com a arrecadação de cestas básicas principalmente.

FOTO REPRODUÇÃO


O Projeto Criança Maranata, que criou a campanha, objetiva sensibilizar as pessoas a doarem um quilo de alimento para aplacar a fome, que é um dos impactos mais marcantes da covid-19 nos últimos dias. Com a crise instalada pela pandemia, houve redução ou perda total dos ganhos financeiros das pessoas, atingindo de imediato e, principalmente, as crianças.


A ação com distribuição de alimentos e kits de higiene abrange a área da sede municipal e os bairros Novo Maranguape II, Outra Banda, Centro, Parque São João, Novo Parque Iracema, Parque Santa Fé, Guabiraba, Santos Dumont, Parque Iracema, Cônego Raimundo Pinto e Coité, com uma população total estimada de cerca de 51.245 habitantes.


A coordenadora do Projeto Maranata, Eduarda França, acredita que a ação tem um papel fundamental. “Com apoio da sociedade, o Projeto Criança Maranata espera assegurar o direito fundamental de alimentação das crianças carentes, cujas famílias são atingidas cruelmente pela covid-19. Se essas crianças não têm nutrição elas ficam vulneráveis a doenças, com dificuldades para o aprendizado e para praticar esportes”, afirma.

Locais de doação
Vários postos de arrecadação estão instalados na cidade de Maranguape, entre eles, Loja Mil Grau Store, Mercantil Super Novo Maranguape, Barbearia Salomão e Açaí Self. Jardem Sampaio, que está na linha de frente da Campanha, afirma que a ação presencial é fundamental.


“Os postos estão em locais estratégicos e a ação corpo a corpo é fundamental para as pessoas doarem. Em locais específicos e essenciais como mercantis, estamos conseguindo êxito, principalmente na ideia de estimular a doação por delivery. Nos locais onde só podem trabalhar por delivery, estamos aproveitando que o motoboy volta com a sacola vazia e pedimos para o cliente que ao receber seu lanche mande sua doação”, explica.


Ainda segundo Jardem, a Campanha traz a ideia de ser diferente das ações feitas por grandes empresários, com o objetivo de várias pessoas doarem um só quilo de alimento, sendo a meta inicial ter mil pessoas doando um quilo para fazer a primeira tonelada.

Realidade
A enfermeira do projeto Thais Lemos conta a sua experiência com a ação. “Fico de coração partido de não poder ajudar mais, pois essas crianças muitas vezes só tem um dia de refeição completa que é quando estão no projeto presencialmente. Com a pandemia não podemos ter nossas atividades normais, e quando tínhamos, também existia os desafios de cumprir com alimentação para tantas crianças”, relata.
Para Maria Cleide das Rosas, residente do Novo Maranguape 2, as ações da Criança Maranata foram benéficas a sua neta. “Há dois anos a minha neta fez parte do projeto. Além das aulas e o lazer que são muito importantes, tinha peças de teatro para crianças e um acompanhamento nutricional que era muito bom também”, conta.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com