32 C°

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mundo

Índia: protestos têm confronto entre polícia e manifestantes

domingo, 12 de janeiro 2020

Em mais um episódio de protestos contra a lei de cidadania apoiada por Narendra Modi, a polícia indiana reprimiu manifestantes em Calcutá, na Índia, que tentavam bloquear o carro em que estava o primeiro-ministro.

Os agentes informaram à AFP que o caminho do carro foi bloqueado por algumas das dezenas de milhares de pessoas no local enquanto Modi seguia para um estádio, onde faria um discurso pela defesa da lei nesse domingo (12).

Calcutá, capital do estado de Bengala ocidental, tem líderes contrários à lei defendida pelo governo.

O texto, aprovado em dezembro de 2019 no parlamento indiano, facilita a concessão de cidadania aos refugiados de Afeganistão, Bangladesh e Paquistão, desde que não sejam muçulmanos. Os críticos consideram que este é passo crucial para a conversão oficial da Índia em uma nação hindu. Além disso, temem que a medida torne indianos apátridas mais de 200 milhões de muçulmanos residentes no país.

A Índia vive uma rotina de protestos contra a lei de cidadania que já teve episódios como a invasão policial no campus da Universidade Jamia Millia Islamia, em Nova Déli, que deixou mais de cem pessoas feridas. Estima-se que ao menos 27 pessoas, a maioria muçulmana, tenham morrido em confrontos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com