32 C°

sexta-feira, 23 de abril de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Presidente turco esnoba líder e cria saia-justa

quinta-feira, 08 de abril 2021

Uma esnobada explícita na presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em reunião oficial com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, causou uma avalanche de protestos nesta quarta (7) na União Europeia. Única mulher entre os líderes presentes no encontro em Ancara, Von der Leyen ficou parada no meio do salão ao descobrir que havia apenas duas poltronas -nas quais se sentaram Erdogan, ao lado da bandeira turca, e Michel, ao lado do pavilhão da UE.


Depois de abrir as mãos e emitir um interrogativo “ãhm”, ela acabou se sentando num sofá, em posição clara de escanteio em relação aos dois presidentes. A cena irritou políticos, diplomatas e jornalistas, e o alvo foi não apenas o presidente turco -cujas posições sexistas são conhecidas- mas também o política belga, que não hesitou em deixar Von der Leyen sem posição de destaque no encontro e se omitiu sobre o fato desde então.


Em rede social, a atitude foi chamada de “vergonhosa” pela eurodeputada Iratxe García Pérez, líder do grupo Socialista e Democrata no Parlamento Europeu, de “cena obcena” por uma repórter italiana e de “fiasco diplomático” por pessoas da área, que afirmaram nunca ter visto tratamento tão desigual a líderes equivalentes. Vários temas tratados no encontro -como políticas de imigração, o único que teve um resultado concreto– são de responsabilidade da Comissão, e não do Conselho Europeu, o que justificaria que, na falta de poltronas, fosse Von der Leyen a beneficiada.
A saia-justa ocorreu depois de uma reunião de duas horas entre os três líderes, em que um dos assuntos foi a retirada da Turquia da Convenção de Istambul, sobre direitos femininos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com