32 C°

quarta-feira, 23 de setembro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Universidade Princeton, nos EUA, removerá nome de ex-presidente

segunda-feira, 29 de junho 2020

O presidente da Universidade Princeton, Christopher L. Eisgruber, anunciou a remoção do nome do ex-presidente americano Woodrow Wilson, que governou o país entre 1913 e 1921, da faculdade de políticas públicas e de um residencial estudantil da instituição.
O conselho da universidade decidiu que o “pensamento e as políticas racistas” do ex-presidente fazem com que o uso de seu nome seja inapropriado para “uma escola ou universidade cujos alunos e ex-alunos precisam se posicionar com firmeza contra o racismo em todas as suas formas”, afirmou Eisgruber. “O racismo de Wilson foi considerável e teve consequências mesmo para os padrões de sua época.”
A Universidade Monmouth, em Nova Jersey, anunciou na semana passada que removerá o nome de Wilson do prédio da faculdade após funcionários, professores e estudantes afirmarem que o ex-presidente, além de ter visões “abomináveis” sobre raça, reinstituiu a segregação entre trabalhadores federais.
A decisão contrasta com um voto dos conselheiros de Princeton em 2016 para manter o nome de Wilson, que foi presidente da universidade, em prédios do campus e em programas da instituição, apesar dos protestos de alunos que levaram a uma revisão do legado do ex-presidente na faculdade. De acordo com Eisgruber, já havia planos de tirar o nome de Wilson do residencial estudantil, mas, em vez de “pedir aos alunos que se identifiquem com o nome de um presidente racista pelos próximos dois anos”, a universidade vai “acelerar” o processo para a retirada de seu nome.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com