32 C°

quinta-feira, 2 de abril de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Nacional

Salto em número de casos do coronavírus derruba previsões econômicas

sexta-feira, 14 de fevereiro 2020

O aumento drástico no número de atingidos e mortos pelo coronavírus (covid-19) anunciado pela China derrubou estimativas econômicas de empresas, analistas e investidores em várias partes do mundo nessa quinta-feira (13).

A relação é direta: o país asiático é líder global em exportações e importações, e a epidemia (que já atinge 60 mil pessoas e deixou 1.370 mortos) contamina a atividade global pelas duas pontas do comércio.
De um lado, quarentenas, internações e restrições de mobilidade paralisaram empresas chinesas e derrubaram o fornecimento de insumos como autopeças e componentes eletrônicos, afetando a produção de setores relevantes em outros países, como montadoras e empresas de tecnologia.

De outro lado, a redução da atividade chinesa significa menos demanda por commodities e produtos industriais vendidos pelo resto do mundo.
O país representa cerca de 11,5% do comércio global de produtos e 6,4% do de serviços, segundo a consultoria McKinsey, e é o principal parceiro econômico de grandes potências e blocos econômicos, como União Europeia e Japão. Das 500 maiores companhias listadas pela revista Fortune, 110 são chinesas.

Ainda não há tempo nem dados suficientes para um cálculo preciso, mas agências, bancos, consultorias e a Comissão Europeia trataram nesta quinta-feira do risco da epidemia sobre a atividade econômica.
Analistas americanos divulgaram expectativas de que a atividade global do primeiro trimestre fique até 0,5 ponto percentual menor que a do primeiro trimestre de 2019, após o Fed (Banco Central americano) ter afirmado em audiência no Congresso dos EUA que está “monitorando de perto” a epidemia.

Na zona do euro, a previsão de crescimento para 2020 foi mantida em 1,2%, mas o comissário de Economia, Paolo Gentiloni, afirmou que ainda há muita incerteza sobre a recuperação da região e que a epidemia de covid-19 representa um risco tanto maior quanto mais ampla e longa for a epidemia.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com