32 C°

quinta-feira, 28 de maio de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Opinião

Centenário de Edson Bezerra Gomes

sexta-feira, 22 de maio 2020

Se estivesse vivo, o professor Edson Bezerra Gomes, estaria completando, neste 23 de maio de 2020, 100 anos de existência. Nasceu no dia 23 de maio de 1920, na cidade de Reriutaba, no Ceará, sendo filho de Alfredo Silvano Gomes e Maria Bezerra Gomes. Partiu para a Casa do Pai, no dia 23 de agosto de 2012, aos 92 anos, dos quais 42 anos foram especialmente dedicados à educação de jovens carentes de sua cidade.
Depois de estudar em Recife, estado de Pernambuco, onde fez o primeiro ano do curso de Medicina, acabou concluindo o curso de Ciências Contábeis. Dada a sua bagagem intelectual, abraçou múltiplas atividades em sua cidade. Foi comerciante, juntamente com seu pai, Alfredo Silvano Gomes, representante do INPS, coletor estadual, secretário da Administração em várias gestões, contador do Dnocs, político e, sobretudo, educador .
Dedicou-se especialmente a duas atividades importantes na vida de um cidadão: à política e à educação, sempre a serviço da comunidade reriutabense. Foi vereador por três legislaturas (1948-1951/ 1951-1955, 1955-1959 e 1959-1963), presidente da Câmara por igual período, vice-prefeito (PSD-1963) e prefeito municipal (1965 a 1967).
Deixou um grande legado na área educacional. A partir de 1953, colaborou com a criação do Colégio Juscelino Kubitschek, juntamente com o padre Otalício Carneiro de Vasconcelos, e já em 1960, funda, juntamente com o juiz Cid Peixoto do Amaral, apoiado pelo empresário Vicente Mesquita Martins, o Ginásio (gratuito) Raimundo Mesquita, voltado às famílias carentes do município, ao tempo em que foi criada também a Fundação Educacional de Reriutaba, para administrar o ginásio.
Ali, foi o primeiro secretário e depois presidente. Foi também o primeiro diretor do Ginásio Raimundo Mesquita , cargo que ocupou por 42 anos ( De 1960/2004). Foi o responsável pelo início das atividades escolares,seleção dos professores, organização administrativa , matrícula dos alunos, depois cuidou da construção da sede própria, e de sua mantenção durante 42 anos.
Além disso, fundou o Centro Educacional João José de Mesquita (Cnec), no distrito de Amanaíra, o Colégio Estadual Major Joel Mendonça; no distrito de Araras, a Escola Manoel Rodrigues. Também é co-fundador da Escola de 1o Grau Alaíde Ramos. Na sua gestão como prefeito, fez a desapropriação do terreno para a implantação da Escola Alfredo Silvano Gomes. Foi ainda o primeiro diretor a obter o tegistro do Ministério da Educação – RG 7304.
Em 1949, contraiu núpcias com a jovem reriutabense e comerciante Maria do Carmo Ximenes Gomes, com quem teve sete filhos: José Flávio (administrador), Regina Célia (pedagoga), Silvana (jornalista), Eliane (advogada) Eliete (in memorian), Virgílio (advogado) e Fabíola (in memorian). Tem 16 netos e 20 bisnetos .
Edson Bezerra Gomes, um homem que traçou caminhos, seguiu em frente, voltou à sua terra natal, onde realizou feitos grandiosos na área política, sempre comprometido com a educação.

SILVANA FROTA
JORNALISTA

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com