32 C°

quarta-feira, 1 de abril de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Opinião

Não tenha medo

terça-feira, 24 de março 2020

Nunca se teve tão em alta falar em empreendedorismo. Esse termo é bastante conhecido no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado a inovação e riscos.
Para mim, Renan Sampaio Rocha, empreendedorismo vai além de uma profissão e um hobby, os seus principais pilares são: visão, planejamento e coragem.
A visão é essencial para se conseguir enxergar e delinear ações assertivas. Ter uma boa visão de mercado é crucial para que a empresa se torne a solução ideal para os consumidores sem eles terem percebido essa demanda ainda. É fundamental olhar para horizontes mais abertos e distantes.
Já o planejamento nada mais é do que traçar planos de ações práticas para impulsionar um determinado objetivo, parece óbvio. Mas é necessário que se tenha um bom planejamento estratégico com um processo de criação, execução, definição de metas, tomada de decisão assertiva, para que se consiga bons resultados. Eu costumo me fazer três perguntas: 1. Onde a minha empresa está? 2. Onde eu quero que ela chegue? 3. Como chegarei lá?
E por fim, mas não menos importante, a coragem. A coragem de arriscar para mim é a cereja do bolo.
Sou empreendedor há mais de 10 anos, e continuo sendo um verdadeiro sonhador. Iniciei a minha vida empreendedora ainda no colegial quando comprava roupas e acessórios e revendia para amigos e conhecidos. O espírito de vendas sempre esteve vivo em mim. Após uma viagem de lazer com a minha namorada, agora esposa, para Miami, pude estudar o mercado americano e decidi iniciar o nosso primeiro negócio. Uma empresa no segmento de tecnologia, banco de dados, gamification e revelação de fotos instantânea. Mas, a minha vida empresarial não para por aí, sou curioso e a sede por negócios me fez entrar para a área da Carcinicultura, criação de camarão. Engenheiro de pesca por formação, especializado em Segurança do trabalho e com MBA em Gestão Empresarial, o olhar de águia me fez investir também em construção de casas, quiosque de personalização em shopping, setor imobiliário e por aí vai.
Há um ano eu e minha esposa arriscamos explorar novos oceanos na Flórida. Zona de conforto nunca foi o nosso forte, sempre gostamos de desafios e de desbravar novos horizontes, pois a única certeza que temos é que estamos em constante mudança. A cada passo que damos para frente ou para trás, muitas vezes necessário, carregamos um turbilhão de emoções. Então fui em busca do que pra mim é primordial para todo empresário, a vontade de querer realizar e contribuir com o desenvolvimento local.
Tendo em vista que já atuo no segmento de criação de camarão no interior do estado do Ceará, há mais de 5 anos, vi uma grande oportunidade no segmento da carcinicultura na Flórida e por isso criei a empresa Pro Aqua, especializada em consultoria e assessoria desse segmento. Pude perceber uma demanda reprimida da região que de acordo com o site americano “Sea food source” Os EUA registraram um déficit comercial de frutos do mar superior a US $ 16 bilhões (14,3 bilhões de euros) nos últimos anos e, para reduzir esse déficit, o governo Trump está se esforçando para impulsionar o setor de aquicultura nos EUA.
Com essa experiência de morar no exterior percebi que precisamos nos adaptar e aprender mais a todo instante. Quando uma pessoa fala que está em dúvida do que fazer ou de que negócio montar, o mais importante é pesquisar sobre o ramo que deseja atuar e tirar a sua ideia do papel. Vá em frente! Empreenda! O resultado é futuro mas o momento é agora!! E gostaria de enfatizar uma frase de um empreendedor que me motiva todos os dias, o grande Walt Disney “Se você pode sonhar, você pode realizar!”

RENAN SAMPAIO ROCHA
EMPREENDEDOR SÓCIO DIRETOR DA PRO AQUA

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com