32 C°

quarta-feira, 3 de junho de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario

Política

Covid-19: CMFor destinará R$ 7 mi para tratamentos

quinta-feira, 26 de março 2020

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Antônio Henrique (PDT), realizou reunião remota com os vereadores na tarde de ontem (26), quando foi discutida a destinação de cerca de R$ 7 milhões, por parte da Casa, para o tratamento da Covid-19 na capital cearense. Segundo a CMFor, o valor é resultado da economia feita pela atual gestão durante o ano de 2019 e deverá ser repassado para auxiliar a Prefeitura de Fortaleza nas ações contra o novo coronavírus.


A proposta foi apresentada por Antônio Henrique aos demais parlamentares. O objetivo é que o recurso seja destinado para a compra de respiradores mecânicos, medicamentos e insumos usados no tratamento da doença. Durante a videoconferência, também foram apresentadas as ações da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Casa, que realiza o acompanhamento das medidas emergenciais para conter o avanço da Covid-19 na Capital.


Coordenado pelo presidente da Câmara Municipal, o grupo composto por dez vereadores é responsável por monitorar o andamento das medidas emergenciais para o controle da doença, além de articular outras ações junto ao Executivo. A ideia é que os vereadores encaminhem suas demandas para os membros da Frente Parlamentar para que as propostas da Câmara Municipal sejam deliberadas junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.
Conforme as orientações do Ato da Mesa Diretora publicado no dia 17 de março, todos os eventos da Câmara Municipal estão suspensos desde a confirmação da transmissão comunitária na Capital.


Comitê
Em paralelo a isso, Antônio Henrique (PDT) também passa a compor o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, como representante da Câmara de Fortaleza. Segundo o chefe do Legislativo, que participa desde o início das reuniões do Comitê, ele passa a ter oficialmente um assento no grupo, conforme anunciado pelo próprio em suas redes sociais, como um dos encaminhamentos de reunião virtual realizada entre ele e o prefeito Roberto Cláudio (PDT).


No encontro, os gestores avaliaram o panorama da pandemia na cidade e discutiram as ações e medidas a fim de impedir o avanço da doença. Foram debatidas também as estratégias da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, que passa agora a ter assento no Comitê Municipal.
“Estamos focados em reduzir os danos dessa pandemia em Fortaleza. E a reunião com o prefeito foi justamente para avaliar o quadro da Covid-19 e a situação das pessoas, principalmente daquelas em situação de vulnerabilidade nesse momento de crise. Falei sobre o trabalho que a Frente Parlamentar vem desenvolvendo e as estratégias que o colegiado traçou para acompanhar as ações do Executivo e ajudar a população. E nós alinhamos para a Câmara ter um assento no Comitê Municipal para que ela passe a atuar na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus”, destacou.


O Comitê foi criado para deliberar sobre as ações de prevenção e combate ao coronavírus em Fortaleza. O intuito é reduzir o contágio e potencializar a atenção adequada diante de demandas prioritárias. Participam do Comitê a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel; o secretário de Governo, Samuel Dias; o chefe de Gabinete do prefeito, Marcelo Pinheiro; o coordenador de Hospitais e Unidades Especializadas, Dr. Romel Araújo; o titular da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Philipe Nottingham; e outros representantes de órgãos municipais da Saúde.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com