32 C°

terça-feira, 10 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Política

Várias opções

quinta-feira, 21 de agosto 2008

O deputado Ciro Gomes, do final de semana para cá, ao falar da sucessão presidencial de 2010, colocou várias opções. Aqui, em caminhada da campanha da senadora Patrícia Sabóia, admitiu ser candidato, acredita-se que pelo PSB. Por precaução, não descartou a hipótese de aceitar a vice na chapa de Dilma Roussef. Na segunda-feira, em Belo Horizonte, num ato de campanha do correligionário Márcio Lacerda, colocou como um privilégio ser vice, em 2010, na chapa de Aécio Neves. Ciro entusiasmou-se tanto que considerou Aecinho um estadista e o melhor governador do Brasil. Aqui para nós, deixou a impressão de que não gostou da sugestão do chefe Lula de ser companheiro de chapa de Dilma Roussef.


 


A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando.


 


A frase é de aluno no Enem, mas poderia ser de qualquer candidato solto pela aí.


 


O preço do voto


 


Ande pelos sertões e cê vai rir. Ou chorar. Nenhum candidato está livre de pedidos, os mais incríveis. Telhas, tijolos, sacos de cimento, pneus de motos (bicicletas estão em baixa) gasolina, bujão de gás, pagamento de conta de luz, telefone e…pense…celular. Eu mesmo ouvi neguim chegar e dizer na lata:  Doutor, eu quero um celular. Voto no senhor, viu. Outro,um bebim pediu um celular. O candidato estendeu o seu. O bebim pulou: Nããããã! Da bodega doutor, da bodega.


 


Alvo preferido


 


Por falar em Ciro, ele parece ter se tornando, embora sem ser candidato à Prefeitura, alvo da artilharia verbal de Tia Lu. Ciro, na verdade, está na campanha mas trabalhando em favor da candidatura de Patrícia. O que teria levado Tia Lu a optar por essa estratégia ainda não está bem claro. A não ser para os marqueteiros lá dela. Desconfio que é bom brigar com cachorro do rabo grosso.


 


Alternativos


 


Uma decisão sobre as mudanças nos critérios de concessões para os transportes alternativos poderá sair num encontro dos representantes do setor com o pessoal da Secretaria de Infra Estrutura segunda-feira que vem, Querem acabar com as cooperativas de vans, criando para o lugar delas umas tais sociedades simples de propósito específico. Algum leitor amigo poderia me explicar o que significa este nome tão bonito?


 


Angu de caroço


 


Aí Tia Lu arrumou sarna pra se coçar quando inventou que não seria obrigado manter bíblias em bibliotecas do município. Os crentes engrossaram. Botaram out-door esculhambando. Os advogados dela conseguiram na Justiça retirar os cartazes. Tia Lu quer saber quem bancou a conta. Vai ter que se antenar; a turma da bíblia está prometendo voltar a atacar. É uma Jezebel, cantam no cultos. Tem trêta aí.


 


Registrado


 


Manoel Salviano, que dificilmente será eleito prefeito de Juazeiro do Norte, teve sua candidatura confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O médico e candidato a vice-Prefeito Geovane Sampaio, pediu a impugnação da candidatura de Salviano por dupla filiação. Como se lembra o amigo aí, Salviano saiu do PSDB e foi pro PMDB. No meio do caminho, com medo, voltou. Encarou Raimundão na convenção e ganhou. Tasso não comandou a doideira e a tucanagem, ó, sifu!


 


Tristes dados


 


Rede municipal de ensino de Fortaleza conta hoje com cerca de 260 mil alunos.Rede pública da Capital é a terceira maior do País. Rede privada de educação básica em Fortaleza possui 250 mil alunos matriculados. O Estado do Ceará possui 3.670 estabelecimentos de ensino privados. Esses dados aí servem de base pra mostrar que fecharam 410 escolas particulares em Fortaleza. E o ensino público, ó!


 


O 777 da TAM


 


Já está no Brasil o primeiro de uma série do mais moderno boeing que é o 777, adquirido pela TAM. Segundo o vice-presidente da empresa, Paulo Castello Branco, ele vai fazer a linha São Paulo Frankfurt, na Alemanha. Inicialmente, o 777 voará para Santiago do Chile. Enquanto isso, nós aqui, viajamos de Air Bus 320 pros EUA como sardinha em lata.


 


Discurso na Assembléia


 


O deputado Artur Bruno denunciou, em sessão da Assembléia Legislativa, que existe uma ligação entre o juiz eleitoral de Pacatuba, José Sarquis, e o prefeito Célio Rodrigues. Para o parlamentar, o fato pode comprometer a isenção do juiz. Segundo Bruno, o cunhado de Sarquis é Secretário de Administração de Pacatuba. Bruno diz, baseado em uma denúncia dos próprios moradores da cidade,que o irmão da promotora eleitoral exerce função dentro do gabinete do prefeito. Êpa!


 


Apelo


 


Que é inteligente, é, mas é uma barra. O texto da propaganda de Tia Lu pra Prefeita, outra vez, diz que Prefeituras nem sempre mostram as suas obras porque isso seria impossível. Aí, fala dos tratamentos odontológicos gratuitos feitos ao povo, como se isso não fosse obrigação constitucional. Tá, tudo bem. Desculpe. Então vem a liga:  Quando você vir um sorriso num pobre, pode estar ali uma obra de Luiziane. Tu é doido, é?


 


O Brasil profundo


 


Até  domingo, o CCBB vai apresentar o II Festival do Folclore Brasileiro, uma festa. No sábado, dia 23, por exemplo, haverá a oportunidade de os cariocas conhecerem o trabalho da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, de Juazeiro do Norte (CE). Criado há cinco anos pela Cia. Carroça de Mamulengos, o projeto que mobiliza 300 pessoas, com mestres cujo saberes corriam o risco de desaparecer completamente.


 


Rico e alegre


 


Formada por uma família (pai, mãe e oito filhos), a companhia, em cena, se reúne para brincar, com perna de pau, mágicas e canções bem no estilo do Brasil rico, profundo e alegre. São artistas itinerantes que vivem exclusivamente para sua arte. Um espetáculo  e, ainda por cima, gratuito, noticia o sempre bom Anselmo.


 


Falando sério


 


Não sou homem de palavra fácil, mas de decisões difíceis. Não sou daqueles que choram sobre o leite derramado mas dos que tem preocupação com a vida das pessoas. Amo profundamente meu país, minha terra, meu chão, sem precisar a toda hora estar dizendo isso. Mas tem hora em que a gente tem que falar. Tá todo mundo aí, por exemplo, se dizendo preocupado com o futuro das cidades nas eleições. Eu, tenho preocupações mais profundas. Repito: amo meu País. Pô, meu. Tira o Dunga!

hoje

Mais lidas