32 C°

quarta-feira, 5 de agosto de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

A pandemia no calcanhar da política

sexta-feira, 03 de julho 2020

Olhando daqui e dali, ouvindo pouco, porque poucos são os ouvidos nas ruas, eis que o #fiqueemcasa aqui é lei. Não se deixou de imaginar o quanto esse bicho asqueroso, desconhecido, fi do cão, como chama o porteiro cá de casa, tem força pra já, já. É pro já, já político. Veja o Trump. Tá com fogo nas coivaras. Pulou até fogueira, fez compadres em festas e zangas em terreiros alheios, mas acabou com 14 pontos, hoje, atrás de seu oponente principal. Dificilmente vai de recuperar. Aquele moço da Polônia, o tal de Andrzej Duda, presidente nacionalista, esperava dar de lavagem, foi pro segundo turno com um liberal. Ficou com 50% dos votos. Aqui, mesmo com seus 32% de fiéis apoiadores, seu Jair tem mudado de estratégia. Tá tipo paz e amor, recorrendo à liberação disso, daquilo e daquilo outro, buscando, ora no Centrão, ora no povão, um sorriso para se manter inteiro. Desgastes há, com essa coisa de ministro sai sem nem entrar nas duas casas mais importantes do Governo, a Educação e a Saúde. A pandemia é pé de mandacaru que não dá sombra nem escosto a quem está no poder. É um calcanhar machucado com um esporão de galo. É uma dor no ciático que desarruma qualquer cama mal feita. Na verdade, ao citar esses três, apenas corremos da generalização. Aqui, a maior preocupação dos mais conscientes defensores de Jair, não são os 32% de sua aprovação, mas o flerte de 75% do eleitorado com a democracia. Tá longe. Pesquisa é como nuvem; toda vez que se olha, tá de um formato diferente. E como diz o amigo Costa Aragão, a vida é um galo pelado, cheio de mondrongo.

De volta. Segundo a TAP, em julho estão programados existir sete voos semanais para o Brasil, sendo três para São Paulo, um para o Rio de Janeiro, dois para Recife, um para Fortaleza; em agosto, prevê-se um aumento de sete voos para São Paulo, quatro para o Rio de Janeiro, dois para Recife, dois para Fortaleza e dois para Belo Horizonte. 25% dos brasileiros residentes em Portugal estão voltando pra cá. O mundo caiu. O turismo desabou.

São Camilo
A turma do gargarejo anda incensando Camilo Santana, depois do anúncio de pagamento da primeira parcela do 13o. deste ano. Camilo disse que o Governo paga, na segunda-feira, dia 6, a banda do 13o. de meio de ano.
Detalhou
São 80.157 servidores ativos, 57.800 aposentados, 18.256 pensionistas, ou seja, haverá um desembolso de 1 bilhão e 365 milhões de reais injetados na economia só por meio dos servidores ativos e aposentados no Estado.
Triste partida
Aos 85 anos, morreu João de Zeca, personagem da política do Cariri, com base em Aurora. João de Zeca foi importante na formação política de seu irmão, Raimundão Gente Fina. O filho, Júnior Macedo, é prefeito de Aurora, onde João foi duas vezes.
Fortaleza fora
Portugal resolveu abrir para alguns brasileiros. Estudantes, negociantes, empresários, parentescos e aspectos humanitários. Só assim um brasileiro entraria, hoje, em Portugal. Detalhe com voos de Rio e São Paulo.
Mais duas de 600
O Governo fez a cabeça do Congresso. Arrumou como dar, mais duas vezes, 600 reais pra turma que tá fora de tudo, em nome da pandemia. Se espichar pras beiradas da eleição, se houver eleição, vai ficar esquisito. Quem conhece brasileiro que lhe compre.
Engrossou no Cariri
A Prefeitura de Icó seguiu seu próprio protocolo; fechou, por mais sete dias. Comércio aberto, só o essencial. E só até as 5 da tarde. Depois dessa hora, aberto, só farmácia. Vale desde o dia 1° deste julho. A prefeita Laís Nunes insiste em defender o #fiqueemcasa.
Câmara ganhou da Bica
A Bica do Ipu é uma das coisas mais lindas do Ceará. Um ex-prefeito de lá chegou a secá-la, mas renasceu. Agora, quem seca é o município. A Câmara Municipal, presidida pelo senhor Zeca Rufino, em plena pandemia mundial, aprontou uma que só vendo.
25%
A Câmara Municipal de Ipu faz uma seção por semana. Discute. Achando que tão ganhando pouco, em nome de todos, o presidente Zeca Rufino, irmão do prefeito Sérgio, passou na frente de projetos do povo e fez sessão extra pra aprovar aumento de 25% em seus salários, agora é R$ 7,5 mil.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com