32 C°

terça-feira, 10 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Colunista - Macário Batista

Água, meu netinho!!!

sexta-feira, 14 de junho 2019

Parece frase feita, antiga, do velho conto de fadas. É como se o Nordeste gritasse, pedindo socorro porque sofre do calor sem água e os netinhos respondessem ao apelo com o óleo quente, o azeite do desprezo, do nem te ligo. A transposição de águas do São Francisco para o Nordeste, pras bandas de cá, pra ser mais exato, desafia o tempo, as secas, os invernos. Desafia os caminhos tortuosos das vidas, como cantou o poeta Jader, desafia as Vidas Secas de Graciliano, desafia os Grandes Sertões, Veredas de Guimarães Rosa e até a Morte e Vida Severina do João Cabral de Melo, neto. Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens? É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado. Assim Rosa trata a vida e o retrato num sussurro sem som onde a gente se lembra do que nunca soube. Vejo as águas rolando do Velho Chico, como Diodorim amava mas não podia amar porque não era de sua natureza amar um homem que ele não era, porque era. Hoje, Manelões da sabedoria cearense empapada de votos pra Assembleia do Estado vão ver, uma vez mais, onde está a água que vinha pra cá e ainda não chegou. Juro que se deixarem vou junto pra ver como fazer uma canoa, ou um barco, ou um navio ou um vapor e botar nas águas do canal e descer sem remar até em casa. Ou será que vou fazer como a Cecília, a Meireles que de tanto sofrer um dia disse…Pus o meu sonho num navio/ e o navio em cima do mar;/- depois, abri o mar com as mãos,/ para o meu sonho naufragar.

Judeu sefardista
O cearense Nertan Ribeiro foi às barras dos tribunais catar sua cidadania portuguesa. Por ser judeu sefardista, e provar que o é, desde 2016 tem dupla cidadania. É o primeiro brasileiro a conseguir o documento.

Governador no DF
Camilo voltou a dizer que… “é a favor de medidas que acabem com os privilégios e reafirmou que não vai abrir mão do direito da aposentadoria dos mais pobres”.

Startups
O Banco do Nordeste reúne, no dia 19, das 14 horas às 16h30, em sua sede, em Fortaleza, dez startups nordestinas para apresentarem suas soluções para transformação digital para empresas. A sergipana Pagcerto, é destaque no mercado de pagamentos.

Pai dos pets
O deputado federal Célio Studart (PV-CE) foi eleito presidente da comissão especial criada na Câmara para analisar o projeto de lei que aumenta a punição a quem pratica maus-tratos, fere ou mutila animais (PL 1095/19).

Derrubaram o general
O general da reserva e presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, anunciou a funcionários do órgão sua saída do cargo. A pressão dos ruralistas derrubou o general.

Agora deu…
Franklimberg disse que Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena. Apontou a influência negativa do secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, diz o general, “saliva ódio aos indígenas”.

Legislação
de Portugal
Desde 2015 a legislação portuguesa admite a cidadania, partindo da premissa dos judeus expulsos da Europa e da Península Ibérica, pela inquisição.

Nós, os Ferreira
da Ponte…
De lá viemos. Aportamos, pelas barrancas do Acaraú e demos como costados em terras sobralenses. Ainda hoje, quando se abre um catálogo telefônico em Portugal há centenas de Ferreira da Ponte no país. Tem uma banca advocatícia tratando disso no Ceará.

hoje

Mais lidas