32 C°

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Colunista - Fernando Maia

Burocracia e desinvestimento

terça-feira, 23 de outubro 2018

 

A burocracia no Brasil é endêmica e um dos maiores empecilhos ao desenvolvimento. Tal assertiva é do ex-secretário do Turismo da gestão Lúcio Alcântara, Allan Aguiar, citando os males que essa anomalia causa ao sociedade. Em artigo, ele chama à atenção para tema preocupante: pequenos, médios e grandes investidores portugueses, espanhóis, alemães, finlandeses e italianos, prejudicados pelos empecilhos criados com a burocracia que, entre outros males, impem que o Hub aéreo produza melhor circulação e ocupação dos turistas de outros países nos meios de hospedagem do Estado, batem em retirada. Com essa demora em ampliar as facilidades para a vinda de estrangeiros, e conseqüente ocupação dos hotéis e resorts, cresce a ânsia dos estrangeiros para vender, inclusive equipamentos do porte do arrojado Boa Vista Resort, fechado em Camocim. Mas, o símbolo maior do desinvestimento no Ceará é o Aquiraz Riviera vender, após uma década de perdas, o sofisticado Resort Dom Pedro Laguna, onde até o Governo do Estado investiu R$ 120 milhões em infraestruturas. Essa fuga põe em risco tudo o que se tem planejado em termos de turismo no nosso estado.

Comportamento ético. Quando participava de evento do Governo, tratado como presidente da Fiec, Alexandre Pereira, vice daquela entidade, a-se em dizer que “o presidente é o Beto Studart, cujo trabalho pelo crescimento da indústria do Ceará é exemplar.”

Sem perdão . Não convidem para a mesma mesa o prefeito de Fortaleza e o seu substituto eventual. Moroni ainda não perdoou RC pela derrota do seu filho, Mosiah Torgan.
Urnas provam .Abertas as urnas, Queiroz Filho, o “enfant gâté” do Prefeito bombou, com mais de 100 mil votos, e o filho do vice-prefeito virou “enfant terrible,” sem receber o tratamento combinado.
Só isso mesmo . O ex-presidenciável Ciro Gomes, que se refugiou em Paris para cuidar da saúde (?) retorna sexta-feira, para votar domingo. E é só.
Descuido . Petistas do Ceará lamentam o descuido de Fernando Haddad, permitindo Jair Bolsonaro se apossar do projeto “10 Medidas contra a Corrupção”, proposto pelo MPF.
Pedigree . No sábado, apoiadores de Hadadd reuniram na Praça do Ferreira com petistas puro sangue, cerca de 30 mil pessoas. A seleção de gênero nada agregou ao candidato.
PT e não PDT . Camilo Santana não apoiará o candidato de RC à Prefeitura em 2020. Com 175 mil votos, Luizianne Lins credenciou-se para representar o PT na sucessão municipal.
Força é isso . Enquanto haddadistas juntaram 30 mil pessoas, o padre Reginaldo Manzotti, na 12ª edição do “Evangelizar”, levou ao aterro da Praia de Iracema, mais de um 1,2 milhão de católicos.
Esfriou a cabeça . O senador Eunício Oliveira, vice-presidente nacional do MDB, desmente que deixará a política, e anuncia: continuará ajudando o governador Camilo.
Sujo & mal-lavado . O New York Times tem ocupado preciosos espaços criticando Bolsonaro, mas esquece o PL de Trump ameaçando a paz do Mundo.

“A Justiça Eleitoral e o STF estão acima de todos os males que possam ser gerados por esse mal da tecnologia, as ‘fake news’ ”. Ministra Rosa Weber, presidente do TSE.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com