32 C°

sábado, 7 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Colunista - Antonio Viana e Marcos Saraiva (Interior)

Formando Opinião

segunda-feira, 04 de julho 2016

No Programa Formando Opinião, dessa semana, eu Marcos Saraiva, entrevisto Pedro Gomes de Matos, atual vereador do PSDB, autor de vários projetos apresentados na Câmara Municipal de Fortaleza e filho do deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Pedro é advogado e político atuante na sociedade fortalezense, com muita luta. Pedro apresenta seus projetos para todas as classes sociais da Cidade. Ele trabalha nas ruas e em seu gabinete junto com sua equipe, mesclando as demandas das diferentes classes sociais do Eestado.

Milho cearense
Apesar de todas as dificuldades com a seca, a safra cearense de milho deve marcar um desempenho extraordinário, na atual safra: 429% de aumento em relação à safra de 2015.  A estimativa do IBGE é de que a produção alcance 692,7 mil toneladas ante 130,8 mil toneladas da safra passada. Esse resultado deve-se a um crescimento espetacular na produtividade que passou de 264 quilos para 1.328 quilos por hectare, uma vez que a área colhida deve ficar em 521,6 mil hectares contra 495,7 mil hectares em 2015.

Judô
Foi realizado nesse fim de semana o Campeonato Cearense de Judô 2016. As inscrições foram encerradas na terça-feira e registraram um recorde de inscritos. Foram 1012 inscrições nas categorias de competição, além de mais de 510 inscritos na categoria festival da criança. Também foram contemplados através de uma parceria da Federação Cearense de Judô e do Instituto Moreira de Sousa, a isenção na inscrição de 35 atletas de judô que possuem síndrome de Down. A competição será realizada em seis áreas de luta, no maior ginásio em atividade de Fortaleza e contará com a presença na mesa de honra de vereadores, deputados, secretários de Esporte, dentre outros.

Música
Com o objetivo de provocar professores, alunos e público em geral a criar livremente e se expressar com os sons, o Festival Música na Ibiapaba, principal evento de formação musical no Ceará com foco em música popular e responsável por revelar várias gerações de novos artistas, chega à 12ª edição de 23 a 30 de julho, em Viçosa do Ceará e nos municípios vizinhos. As inscrições para os estudantes e educadores interessados em participar do festival são gratuitas e estarão abertas até 11 de julho, pelo site oficial do festival. Cada interessado poderá participar de até três atividades. Terão prioridade na seleção os estudantes e educadores residentes nas cidades onde acontecerá cada atividade escolhida. Estudantes residentes em outros municípios podem se inscrever para as atividades que acontecerão no período de 28 a 30 de julho em Viçosa do Ceará.

TCM adverte
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) visita, até o final desta semana, dez municípios do interior para orientar sobre os benefícios da regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) em âmbito municipal. São eles: Boa Viagem, Crateús, Guaraciaba do Norte, Ipú, Ipueiras, Santa Quitéria, São Benedito, Tauá, Tianguá e Viçosa do Ceará. Trata-se da 4a expedição de projeto, iniciado em março deste ano, que já passou por 27 municípios e tem como meta abranger os 55 mais populosos, alcançando 30% do território cearense. O ponto de partida para a realização da iniciativa foi uma pesquisa feita pelo órgão no ano de 2015, na qual o Tribunal constatou que 83% dos municípios cearenses não regulamentaram a LAI. Os próximos municípios a receberem a visita do TCM, no período de 11 a 15 de julho, serão Acopiara, Icó, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim e Russas. Finalizando as viagens, a equipe da Ouvidoria do Tribunal chegará a Caucaia, Fortaleza, Itaitinga, Itapajé, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante, em data ainda a ser definida.

Lei Chico Anysio
Não podia ser diferente (dizemos eu e Marcos Saraiva, em nossos espaços no jornal O Estado, impresso e internet. A Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa promoveu com absoluto sucesso, uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei de nº 220/15 (ou seja, do ano passado), que dispõe sobre a instituição da chamada “Lei Chico Anysio”, de autoria do mais jovem deputado estado do País, o cearense Bruno Pedrosa, integrante da bancada do PP. O projeto é um reconhecimento ao maior humorista do Brasil, nascido em Maranguape, o queridíssimo Chico Anysio, imortalizado por tantos papéis.

hoje

Mais lidas