32 C°

quinta-feira, 4 de junho de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario

Colunista - Antonio Viana e Marcos Saraiva (Interior)

Matriarca dos Viana de Carvalho chega aos 89

sexta-feira, 22 de maio 2020

O flagrante mostra dona Dazinha (mamãe, que neste sábado, dia 23 de maio de 2020 chegará aos 89 anos), ao lado deste seu primogênito (vovô Viana), do primeiro neto Viana Júnior e de sua primeira bisneta, Letícia. São três gerações que prometem continuar a tradição familiar dos Viana de Carvalho, Cavalcante Mota e Scarcela, do nosso Tauá. O Viana Júnior é nosso primogênito, meu e de Regina e Letícia a primeira neta, filha de nossa caçula Regiane, o que implica em dizer que é a primeira bisneta de dona Antônia Viana Mota, conhecida Dona Dazinha, amada e muito querida por seus parentes, amigos e comunidades de Riacho Verde, Milagres, Xique-Xique, Guaribas, Marruás, Açudinho, enfim, por todas as regiões que têm ligação direta com a antiga Vera Cruz, que foi transformada na sede do distrito de Inhamuns. Dona Dazinha vem da tradicional família dos Cavalcante Mota da comunidade de Xique-Xique, pertencente ao vizinho distrito de Marruás, onde há mais de um século continuam morando e exercendo as mais diversas atividades os descendentes de “dona Romeira e Papai Ciço”, os pais de dona Mariínha Cavalcante Mota, mãe de Dazinha, portanto, meus bisavós.

Grande prole
Casada aos 16 anos com Abrahão Scarcela de Carvalho, nascido em Tauá, mas, descendente de família italiana, Dazinha construiu uma longa vida de trabalho ao seu lado e cuidou da extensa prole de quatorze (14) filhos. Atualmente são doze (12) os filhos da aniversariante que continuam na peleja do dia a dia e dois que já estão no céu (é no que acreditamos), no caso, José e Emídio. O nosso pai Abrahão faleceu em 1992 aos 67 anos.
Festa virtual
Tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, que nos obriga ao isolamento social ou quarentena, como queiram, os doze filhos de Dazinha vão homenageá-la de forma virtual. Somos os seguintes: Joaquim, Luiz e Abrahão Filho, que residem em Vera Cruz ,e Antônio, Fátima, Cemária, Francisco, João, Maristorzinha, Carlos, Balbina Marnie e Williams, todos residentes em Fortaleza. Parabéns dona Dazinha!

Fisioterapia no combate ao coronavírus
O fisioterapeuta desempenha um importante papel com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados por esta doença. “Pra auxiliar o paciente a tossir, respirar, ajustes de dispositivos de oxigênio, e os pacientes que têm necessidade de ventilação mecânica, os ajustes dos parâmetros que vão ajudar a recuperar as funções”. E mesmo após a alta, os exercícios respiratórios seguem sendo importantes, especialmente devido à possibilidade de sequelas deixadas pela covid-19. “É possível que alguns pacientes apresentem limitações respiratórias, que desenvolvam um quadro de fibrose pulmonar e necessitem de assistência ambulatorial”.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com