32 C°

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Mensagem de Eudoro

terça-feira, 27 de outubro 2020

Camilo Santana é um governador estimado de todos os cearenses, assim como do fortalezenses pelo trabalho que realizou na capital cearense, e que deverá ter continuidade com o deputado José Sarto Nogueira. A declaração é do engenheiro civil, ex-deputado, ex-secretário da Agricultura e Reforma Agrária do Ceará, ex-diretor regional do Incra, ex-diretor geral do Dnocs e agora à frente do Iplanfor, Eudoro Santana, pai do Governador. Sua maneira de se expressar mostra, com objetividade, a real posição de Camilo Santana no pleito de Fortaleza, em que, sendo ele do PT, se acha proibido de apoiar publicamente um candidato do PDT, com os dois partidos aliados em nível estadual. Em seu comunicado, Eudoro Santana estabeleceu um paralelo entre o filho, o deputado José Sarto Nogueira e o ex-secretário Élcio Batista, candidato a vice num mesmo cenário. Quanto à proibição, lembra o ano de 2002, quando ele era do PSB, cujo candidato a presidente era Garotinho e Eudoro apoiou Lula, ao mesmo tempo em que o senador Tasso Jereissati, do PSDB, que tinha José Serra candidato, apoiou Ciro Gomes. E ninguém foi por isso punido. Quanto à punição, ele pode ficar tranquilo. No que pese o seu apoio a Luizianne Lins, Lula tem apreço pessoal a Camilo Santana. Em carta de próprio punho endereçada à mãe de Camilo Santana, no ano passado, à qual tivemos acesso, o ex-presidente manifestou apreço e admiração à pessoa do Governador. Essa carta, aliás, era só para fazer essa revelação.

Abstenção será
a maior da História.
A MS Pesquisa e Consultoria, sob a orientação do professor Marcelo Salgado, afirma que o pleito municipal de 2020 terá a maior abstenção da História Eleitoral de Fortaleza. A segunda onda pandêmica vai provocar a desistência do eleitorado de ir às urnas, por receio de contaminação, pelo estresse do isolamento e pelo adiamento das eleições, desestimulando pessoas de idade avançada, com o segmento acima de 70 anos sendo o mais impactado. Estima o professor Marcelo Salgado que teremos 2% de votos em branco, 8% de nulos e 25%, no mínimo, de abstenções, totalizando 35% de perdas no cômputo geral da votação. Não será uma catástrofe, mas os candidatos serão muito prejudicados com a redução de frequência as urnas.

Tema do momento. A maneira como vem sendo abordada a confirmação, pelo ex-deputado Eudoro Santana, do apoio indireto do governador Camilo Santana ao candidato José Sarto Nogueira, traz de volta tema muito badalado há algum tempo. A permanência ou não do Governador no PT, valendo lembrar que cada dia se encontra mais próximo do PSB.
Suspense. Cresce o suspense sobre a live em que o presidente Bolsonaro promete revelar a quem apoiará nestas eleições. Os bolsonaristas querem a presença dele em Fortaleza. Esperto, Bolsonaro só fará essa revelação após conhecer os vitoriosos do primeiro turno.
Apoios de fora. É mais do que justificada a ida da deputada Luizianne Lins a São Paulo, para ali gravar mensagens de liderança importantes do PT à sua candidatura. Só desse modo, dizem petistas, poderá compensar o não-apoio do governador Camilo Santana, que ela insiste em ter como aliado.
Salada. Por conta de desentendimentos internos, partidos vivem momentos nunca enfrentados. No MDB, o vereador Casimiro Neto, que desistiu da candidatura, vai apoiar Adams Gomes, do DEM, filho do deputado Tin Gomes, do PDT. Para mais complicar a “salada”, Casimiro apoia para prefeito o Capitão Wagner.
Infiel. Uma das infidelidades mais recente é o apoio do deputado Apóstolo Luiz Henrique, do PP, à candidatura de Wagner. Essa atitude pegou de surpresa todo o partido, que é fechado com o deputado José Sarto Nogueira. O presidente da executiva municipal, Marcos Cals, quer que o apóstolo se explique perante o comando do partido.

“O pior político não é o que promete e nada faz, mas sim aquele que promete e faz pela metade, engrossando a conta bancária com a grana da outra metade”. Luís Fernando Veríssimo, escritor e humorista gaúcho.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com