32 C°

segunda-feira, 28 de setembro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente

quarta-feira, 05 de agosto 2020

Fortaleza alcançou, mais uma vez, em 2020, a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), avaliação elaborada pelo Governo do Estado do Ceará. A conquista da Capital é baseada nas políticas públicas municipais voltadas para preservação ambiental. Para obter esse resultado, a Capital atendeu aos critérios avaliativos por implementar iniciativas como a política municipal de resíduos sólidos, a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis e a sustentabilidade econômica, além das ações de coleta de resíduos recicláveis nos pontos de entrega voluntária (PEVs). A partir do atendimento dos critérios estabelecidos pelo IQM, serão garantidos 2% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Ceará para a Capital, cumprindo o decreto 29.306, de 5 de junho de 2008. Nessa perspectiva, a partir de iniciativas que fomentam a relação entre poder público, sociedade e meio ambiente, Fortaleza vem se tornando referência com políticas públicas voltadas à temática ambiental, onde podemos destacar a implantação dos ecopontos, estrategicamente distribuídos pelas regionais da Cidade, o Programa Reciclando Atitudes, os PEVs de materiais recicláveis nos terminais de ônibus e nas escolas da rede municipal de ensino, entre outros projetos. Além disso, por meio do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), a capital cearense avançará ainda mais na preservação ambiental. A iniciativa é uma parceria inédita junto ao Banco Mundial, que reúne diversas ações sustentáveis no cenário urbanístico, econômico e social, como a requalificação do Parque Rachel de Queiroz, que já está em andamento, a melhoria da balneabilidade de toda a orla da Cidade e o aperfeiçoamento do programa Fortaleza Online, que emite as principais licenças para construção e atividades em até 30 minutos.

Penélope Charmosa. Bem devagarinho, com cuidados extremados, o município de Sobral volta a abrir, para a população, alguns serviços fechados pelo pandemônio.
O transporte público, por exemplo, tem no metrô de superfície uma mensagem. “Taí, agora se cuidem pra que não feche de novo”. Dizem que quem andar de rosa, não paga passagem.

Da Mônica Bergamo
“Eu acredito piamente que uma vacina contra o coronavirus virá, diz Dimas Covas, do Instituto Butantan, à frente das pesquisas com a China.”
Agora vai
O famoso deputado estadual André Fernandes, aquele, acaba de dizer que é Capitão Wagner, desde criancinha, pra prefeito de Fortaleza.
Desculpa de jacu
Após propagandas sobre auxílio emergencial no Norte e no Nordeste, a Caixa Econômica Federal tratará de Sudeste e Centro-Oeste. Diretores dizem que não houve estratégia política em campanha nessas regiões.
Ensinamento
Um dia, muito jovem, ouvi do padre José Palhano de Saboia, dono da saudosa Rádio Tupinambá de Sobral. “Uma desculpa não pedida é uma confissão antecipada”.
Isolado, sem sintoma
O bispo de Sobral, Dom José Luis de Vasconcelos, testou positivo para a covid-19, informou, por meio de nota oficial, a Diocese. O “Coisa-Ruim” não respeita religião.
Regra 3
O Banco do Nordeste teve duas de suas diretorias executivas bulidas. Já tomaram posse os novos diretores. Bruno Ricardo Pena de Sousa assume a Diretoria de Planejamento. Hailton José Fortes é o novo diretor Financeiro e de Crédito. Dizem que são indicações do Centrão.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com