32 C°

quarta-feira, 28 de outubro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Os direitos à educação

segunda-feira, 21 de setembro 2020

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou de palestra com tema principal voltado para o direito à aprendizagem com equidade. A reunião virtual, organizada pelo Governo do Maranhão, também contou com a presença do chefe de Educação do Unicef no Brasil, Ítalo Dutra. A conversa encerrou o evento criado para apresentar a agenda de 2020 do Pacto pela Aprendizagem, com foco nas ações para alfabetização das crianças na idade certa. A vice-governadora Izolda Cela ressaltou a importância do direito à alfabetização visando todo o desenvolvimento da escolaridade do aluno. “É algo imprescindível para garantir a chance de sucesso na sequência da criança, do jovem. Nós sabemos muito bem que a alfabetização precária, seja total ou em nível de analfabetismo funcional, praticamente condena o processo de escolarização”, disse. Ela também destacou o fator da aprendizagem na idade certa para um melhor desempenho estudantil da criança e do jovem. “As pessoas tem o direito de aprender em qualquer tempo ou época da sua vida, mas o nosso foco sempre foi ‘fechar a torneira’ das insuficiências para garantir a alfabetização na idade certa. Isso, com certeza, faz com que o processo aconteça com mais condição de sucesso”, pontuou. Por fim, Izolda Cela lembrou o papel fundamental das famílias em todo o acompanhamento do crescimento escolar dos alunos. “A família é muito importante no processo da garantia do direito à alfabetização. Quando a escola começa a mostrar respeito, quando existe um sinal de que aquela criança é importante, é impressionante como as famílias compreendem isso e começam a agir a favor, entrando com mais efetividade na garantia da aprendizagem da criança”, concluiu. Na oportunidade, também estiveram presentes o diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, a coordenadora do Unicef no território da Amazônia Legal, Anyoli Sanabria, além do presidente da Seccional Maranhão da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Marcony Wellython Oliveira Pinheiro.

Com cuidados
Operação Carro-Pipa vai integrar projeto para estimular inovação na administração pública. Desta vez, serão tomados cuidados especiais contra a bandidagem.
Seleção
Iniciativa do MDR e Exército Brasileiro foi selecionado pelo coLAB-i, laboratório de inovação do Tribunal de Contas da União e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Solidez fiscal
Dona Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda do Ceará, anda em estado de graça com a solidez fiscal do Estado, que gerou o primeiro lugar no Nordeste.
Foco nacional
A secretária comemora que com liquidez, solvência, investimento público e outros itens positivos, o Ceará, que era sexto, agora é quarto lugar no Brasil.
Vai piar
Dizem que a jeripoca vai piar quando cair no colo do TRE a relação de 3.037 nomes de agentes públicos que tiveram contas reeitadas nos últimos oito anos. Candidaturas rolarão.
Discutindo a relação
A prefeita do Icó, Laís Nunes, resolveu fazer uma DR com o povo da terra dela. Chamou todo mundo, no fim de semana, para uma análise de um programa de governo pros próximos quatro anos. E abriu as redes sociais para opinião do povo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com