32 C°

quarta-feira, 5 de agosto de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Cláudio Humberto

STF mantém ‘Espada de Dâmocles’ sobre Bolsonaro

sexta-feira, 03 de julho 2020

Por acaso a OMS tem autoridade
sobre governos?
Roberto Jefferson, presidente do PTB, sobre a curiosa decisão da Justiça

Se Jair Bolsonaro mudou seu comportamento beligerante, trocando seu presidencialismo de colisão pelo estilo paz e amor, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que se revezavam nos insultos contra o chefe do Poder Executivo, também experimentam uma espécie de recuo tático. Mas, a trégua é apenas aparente. Os ministros do STF suspenderam as hostilidades, mas mantêm a “Espada de Dâmocles” sobre a cabeça do Presidente. Se bobear, ela pode até ser decepada.

Matando na unha
O ministro Celso de Mello retarda a decisão sobre o depoimento à Polícia Federal como a lembrar, a cada dia, que o Presidente é caso de polícia.

Respeito ao cargo
Celso de Mello sabe, mais que ninguém, que se reconhece no presidente da República a prerrogativa de prestar depoimento inclusive por escrito.

Questão de timing
Se Mello está a menos de quatro meses da aposentadoria, Alexandre de Moraes, da oposição a Bolsonaro no STF, tem todo o tempo do mundo.

Prato servido frio
Moraes estendeu por seis meses sua própria “Espada de Dâmocles” contra o presidente da República. O inquérito das fake news.
Pensando com o bolso
O sucesso das lives no isolamento fez a ganância do Ecad vencer a razão e decidir fazer a cobrança adicional, e retroativa a 20 de março.

Cobrança casada
O Ecad chegou a afirmar que não se trata de uma cobrança dupla ao ignorar que a transmissão já é paga e sem ela não existiria o evento.

Olho vivo
A notificação foi feita pelo Departamento de Registro, Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria da Cultura, criado após a CPI do Ecad.

Zelo de ladrão
Após saquear sem piedade a Petrobras, o PT recorreu ao STF para impedir a venda de ativos da estatal. Do jeito que as coisas estão, capaz de conseguir.

OMS não governa
Juíza federal do Distrito Federal continua tentando assumir o controle do combate à pandemia. É a terceira tentativa. Perdeu duas. Ela fundamentou sua decisão na OMS, que, de vez em quando, recua de suas posições.

Mostrando quem manda
A ministra Tereza Cristina (Agricultura) tem feito mudanças em regionais do Incra sem avisar ao secretário Nabhan Garcia, que se apresenta como “vice-ministro” e trabalha 24 horas para ocupar sua cadeira. Em vão.

Voz das catacumbas
O matraquear de Lula, durante entrevista à Rádio Bandeirantes, ontem, fez parecer que sua voz saía das catacumbas. Discurso velho, decadente, de uma pretensa vestal que, na verdade, não passa de um político vulgar.

Barroso à vontade
Na sessão que promulgou emenda adiando a eleição, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, parecia em casa, descontraído, ao lado dos poucos parlamentares presentes, devido à pandemia.

Até notícias
O Ecad já foi alvo de CPI, mas merece uma visita da Polícia Federal. Esfola emissoras em nome de direitos autorais, mediante comissão de 10%. Uma rádio de notícias fechou em Londrina em razão disso. Em 2018, o Ecad faturou R$1,1 bilhão e levou comissões de R$110 milhões.

Corona no Congresso
O deputado federal João Maia (PL-RN) é mais um parlamentar com suspeita de covid-19. Internado em Natal, reage bem ao tratamento. João tem 66 anos e é irmão do ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia.

Efeito pandemia
A American Airlines anunciou que vai cancelar o voo direto entre Brasília e Miami, um dos últimos voos internacionais que atendiam à Capital. Não há informação sobre se a medida é permanente.

Pensando bem…
…enquanto tem gente presa sem ser réu, há outros mais iguais, como Lula, que, condenado em segunda instância, está livre para viajar ao exterior.

Ministro de João Goulart e dono de grande sabedoria política, Santiago Dantas disse certa vez a Antônio Balbino, na Faculdade Nacional de Direito, no Rio, cheio de ironia: “Sou cristão e, como cristão, devo ser modesto…” Ante o silêncio do interlocutor, completou: “…por isso só peço a Deus que me dê três coisas: cultura, dinheiro e poder.”

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com