32 C°

sexta-feira, 23 de abril de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Uma cidade que você não ouviu falar

quinta-feira, 08 de abril 2021

“…E tem mais: o arquiteto está projetando uma cidade totalmente sustentável, no litoral do Ceará, para um grupo de investidores internacionais. Com escola, hospital, hotéis, spa, coworking e moradias. A ideia é receber moradores sazonais, jovens da área de Tecnologia que têm a possibilidade de trabalhar remotamente. Esse projeto é desenvolvido pela OPY”. Bem, este é o trecho de uma notícia que corre em site de pouquíssimo conhecimento do povo em geral. O projeto, que fica no Litoral Leste do Ceará, diz que é empreendimento grande. Uma cidade, que aproveitando os ventos, que são os melhores do mundo para a prática do kitesurf, quer desenvolver uma experiência que tem dado certo em lugares paupérrimos na África, em Burkina Faso, onde o arquiteto Francis Keré, considerado hoje um dos melhores do mundo, fez ver a seu povo, na terra dele, que é possível ser sustentável com arquitetura moderna com o que se tem em casa, juntando comunidades, no caso do Ceará, duas comunidades que ficam nas laterais do projeto e que serão inseridas na prática da sustentabilidade. Brasileiros e americanos da Califórnia estão bancando o empreendimento que está entregue ao hoje festejadíssimo arquiteto brasileiro, carioca, Miguel Pinto Guimarães, uma referência em arquitetura que pensa na cidade, onde os espaços, cada vez mais, devam ser do povo. É o mesmo pensamento de Keré, que saiu da terra dele para estudar carpintaria na Alemanha e acabou fazendo arquitetura.
Os dois não são exatamente seguidores, mas têm muito dos ensinamentos de Oscar, o Niemeyer de todos nós.

Frase: “…Dom José Antonio não fez nenhuma alteração nas orientações para este período. Continuamos com as celebrações restritas (transmitidas ou não) e atendimentos pessoais dentro dos protocolos já determinados…”. Da nota oficial da Arquidiocese de Fortaleza, mandando fechar igreja para celebrações aglomeradas.

Por que é tão difícil fazer o brasileiro respeitar a quarentena?. O Brasil ultrapassa as 331 mil mortes pela covid-19 e vive o colapso do sistema de saúde, com falta de leitos, profissionais e até de oxigênio. Ao mesmo tempo, o noticiário exibe diariamente festas clandestinas, desrespeito às normas sanitárias, discursos de negação em todos os níveis da sociedade. O psicólogo especializado em Crises e Emergências, Alexandre Garrett, afirma que a dificuldade de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da quarentena acontece por uma série de motivos, desde a falta de amadurecimento da sociedade até a ausência de liderança.

Tá danado
2021 está de uma ingratidão sem par pro coitado do zé povim. Gás natural, sobe 39%. Gasolina já está em 46%. Diesel chega 42% e o botijão de gás bateu em 17%.Cada um, cada um
O gás natural
abastece a indústria e alguns carros. A gasolina, cê sabe. O Diesel bota ônibus e algumas térmicas e o botijão alimenta as pessoinhas. Vai ter chibata já, já.
Pedir, pode
Ciro pede a Lula para seguir exemplo de Cristina Kirchner, que foi vice na Argentina. Pedetista afirmou que ex-presidente não deveria agir como Maduro e Evo Morales.
Conversa da mutuca
A resposta a Ciro Gomes sai lá de dentro do PT. “…Nem escuto a conversa da mutuca”, que ele sabe muito bem o que quer dizer, em Sobral.
No MIT
A Brazil Conference at Harvard & MIT 2021 confirmou mais dois nomes importantes para o evento que vai acontecer do dia 11 ao dia 17 deste mês: Ciro Gomes e Luciano Huck.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com