32 C°

sábado, 7 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Colunista - Macário Batista

Universitários recorrem a provedores para bancar a faculdade

quinta-feira, 25 de julho 2019

O trem tá feio, diria o mineirinho. Ao completar 20 de existência, o Fundo de Investimento Estudantil (Fies) registrou a mais alta taxa de inadimplência de sua história. De cada cinco estudantes que usaram fundo para pagar a faculdade, três não conseguem quitar suas pendências. Os acordos acumulam uma dívida que atinge mais de R$ 13 bilhões. Especialistas advertem que a chamada geração Y – pessoas nascidas entre meados dos anos 90 até o início de 2000 – pode se ver mergulhada em dívidas em decorrência dos programas de crédito estudantil.Para os jovens que têm como objetivo uma formação universitária para se qualificar no mercado de trabalho, a única opção é buscar alternativas para reverter a situação e não ter que abandonar os projetos de formação acadêmica e de carreira. Desde 2015, a plataforma de relacionamentos MeuPatrocínio vem registrando um crescimento no cadastro de sugar babies de nível universitário. Dos inscritos no site, 76% estão cursando uma faculdade e, destes, 87% em uma instituição privada. Universidade Paulista (UNIP), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Estácio e Anhembi Morumbi são as faculdades mais citadas pelos usuários do site, assim como os cursos de direito, administração, enfermagem, pedagogia e medicina. Para os babies, masculinos e femininos, com uma média de 23 anos de idade, jovens atraentes, ambiciosos e com objetivos claros na vida pessoal e profissional, a figura de um “provedor” representa a possibilidade de não abrir mão ou adiar os planos de uma educação de qualidade. Sugar Dadies e Mommies estão desempenhando este papel. Como pessoas maduras e bem-sucedidas, em acordos pré-estabelecidos pela relação sugar, garantem uma renda suplementar aos seus “protegidos” de forma que possam dar continuidade à sua formação. Jennifer Lobo, fundadora e CEO da plataforma MeuPatrocínio, avalia que “os jovens sabem muito bem o que esperam da vida e, principalmente, reconhecem a importância da educação e da formação para a escalada social. Esta geração está apta a utilizar todos os recursos disponíveis para conseguir os seus objetivos. Babies, daddies e momies são honestos com relação às expectativas e cumprem o que foi estabelecido. É assim que universitários têm conseguido se formar, fazer cursos de especialização no exterior, aprendido um novo idioma. Quando encontram um provedor, acabam estimulando outros a fazer o mesmo, ou seja, a aproveitar um relacionamento com benefícios mútuos”.

Frase. “A gente nasce sem trazer nada; morre sem levar nada; no meio do caminho vivemos brigando pelo que não trouxemos nem levaremos” — Pra pensar nas férias.

Começou
O Governo do Estado começou o trabalho de recuperação das estradas danificadas pelas chuvas. O inverno foi bom nalgumas regiões. Estragou muita coisa. Estão arrumando.

Seca
Parece controverso. Estradas esburacadas pelo inverno, mas o carro pipa já está chegando a quase 30 municípios em emergência de água.Choveu mas não juntou.

Exemplo?
Sertão central está com os potes vazios. Até o Vale do Salgado está sofrendo. No Icó estão bombeando água do Orós para o açude Lima Campos.Apesar dos poços abertos.

Emergências
Tiveram a situação de emergência reconhecida: Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Caririaçu, Catarina, Catunda, Deputado Irapuan Pinheiro…

E mais…
Itapajé, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Nova Olinda, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Saboeiro, Solonópole e Tarrafas.

Medo
da OAB
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil não faz mais parte do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas na indicação de um jurista.

hoje

Mais lidas