32 C°

quarta-feira, 3 de junho de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario

Colunista - Fernando Maia

Virou palhaçada

terça-feira, 26 de novembro 2019

O sistema partidário do Brasil é, com certeza, um dos mais desorganizados e desacreditados do Ocidente. E de nada têm adiantado as críticas que, aos borbotões, são despejadas na imprensa nacional e internacional. Têm sido inúteis as comparações e incentivos para que se tente, no nosso país, pelo menos, imitar o que ocorre em nações onde os partidos políticos são guias para a sociedade e garantia de solidez para as grandes democracias. De nada tem adiantado a existência do Tribunal Superior Eleitoral, constituído por doutos ministros, cujas orientações, determinações e decisões não parecem ter um mínimo de influência nos atos das instituições partidárias. No último fim de semana, um alentado editorial do jornal do Sul destaca os riscos da desvalorização total dos partidos como arma da democracia, e que correm o risco até de desaparecer, já que partidos não podem ser apenas um nome, uma sigla. Coincidentemente uma matéria publicada no mesmo dia dava conta de que, além do novo partido que o presidente da República, Jair Bolsonaro, está fundando, mais 73 outros partidos têm pedido de registro apresentado junto ao TSE, incluindo uma nova ARENA e, acredite, até um Partido Pirata Brasileiro. Diante dessa situação, custa crer que o eleitorado venha a retomar o respeito pelos partidos, instituição que virou palhaçada.

Avança o TCE. No dia 09 de dezembro, no Plenário do Tribunal de Contas do Estado, o presidente daquela entidade, Edilberto Ponte, deverá firmar acordo de cooperação com dirigentes da Universidade de Brasília (UnB), cujo foco deverá ser a melhoria da governança de órgãos estaduais e municipais. Dada a sua importância, o ato será prestigiado pelo ministro Augusto Nardes, do TCU, que fará palestra sobre o tema “Boas Práticas de Governança e Gestão”.

Agilizando o crescimento. Na manhã de ontem (25), no Palácio da Abolição, o governador Camilo fez o lançamento do projeto Ceará Veloz, que, segundo ele, visa acelerar o crescimento da economia do Estado, com a redução das diferenças sociais e participação de toda a sociedade para atrair mais investimentos no Ceará.
Mobilizando forças. Por ocasião do lançamento do Ceará Veloz, o governador Camilo assinou Termos de Cooperação Técnica com 18 órgãos que compõem a Rede Governamental de Desenvolvimento Econômico, o que inclui as Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Desenvolvimento Agrário. Cultura e Secitece.
Complicando. A situação do deputado Capitão Wagner, pré-candidato à PMF, e que tem tido números favoráveis nas pesquisas, começa a se complicar, devido ao desmantelo do PSL, que ele tinha como aliado. Assim, ele vai que escolher entre o apoio de Bolsonaro e do deputado Heitor Freire, que fica no PSL.
Novo duelo. Após os dois dueles entre governistas para as prefeituras de Tianguá e Irauçuba, vencidos pelo PSD, vem aí novo confronto, dia 1º de dezembro, em Aracoiaba. Ali, o candidato Thiago Campelo, do PDT, apoiado pelo secretário Zezinho Albuquerque enfrenta Edinho (PL) apoiado pelo PSD de Domingos Filho.
Papelão. Enquanto o governador Camilo Santana, se esmera por um bom relacionamento com o Planalto, oposicionistas autores de “fake news” trabalham em sentido contrário. É o caso do Viaduto CE 060, que eles dizem ser obra federal, quando se trata de projeto construído com empréstimo do estado.
È ele quem quer. A eleição do vereador Guilherme Sampaio para a presidência do PT-Fortaleza torna incerta a candidatura da deputada Luizianne à PMF, já que o cargo está também nos planos daquele parlamentar. Ele, que espera ter o apoio do governador Camilo só admite discussão sobre o tema após a sua posse.
Ganância muita. Hoje, no Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos tem reunião para decidir sobre a isenção de ICMS para Templos, Igrejas e entidades beneficentes. O que já se comenta em Brasília é que quem mais se prepara para festejar são os dirigentes da Universal, “empresa” bilionária do “bispo” Edir Macedo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com